O que são apontamentos?


Um dos aspectos fundamentais da configuração de um domínio é a criação de registros na zona de DNS. Esses registros (apontamentos) ajudam a direcionar o tráfego da internet para os servidores corretos, como sites, e-mails, serviços online, entre outros. Este documento aborda os tipos de apontamentos comuns na zona de DNS de um domínio e seu propósito.

Os apontamentos na zona de DNS são registros que associam informações específicas, como endereços IP, servidores de e-mail ou outras configurações, a um nome de domínio. Eles são utilizados para direcionar o tráfego para os servidores corretos quando alguém acessa um domínio na internet.

Tipos Comuns de Apontamentos

Como Configurar Apontamentos na Zona de DNS

Para adicionar ou modificar apontamentos na zona de DNS de um domínio, é necessário acessar a interface de gerenciamento do provedor de hospedagem ou do registrador de domínio. Lá, é possível criar ou editar os registros conforme necessário, especificando o tipo de apontamento, nome do domínio e as informações relacionadas (endereço IP, servidor de e-mail, etc.).

Passos Básicos para Configuração:

  1. Acesse o painel de controle do seu provedor de hospedagem ou registrador de domínio.

  2. Encontre a seção de gerenciamento de DNS ou Zona de DNS.

  3. Adicione novos registros ou edite os existentes, selecionando o tipo de apontamento desejado e inserindo as informações solicitadas.

  4. Salve as alterações para que os novos registros entrem em vigor.

Exemplo de Apontamento do tipo A (Endereço IPv4):

Nome do Registro: @ (representando o domínio principal) Tipo: A Valor: IP

Isso direciona o tráfego do domínio principal para o servidor com o endereço IPv4

Exemplo de Apontamento do tipo AAAA (Endereço IPv6):

Nome do Registro: @ (representando o domínio principal) Tipo: AAAA Valor: 2001:0db8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334 (endereço IPv6 do servidor web)

Isso direciona o tráfego do domínio principal para o servidor com o endereço IPv6 .

Exemplo de Apontamento do tipo CNAME (Alias):

Nome do Registro: www Tipo: CNAME Valor: @ (representando o domínio principal)

Isso cria um alias (apelido) "www" para o domínio principal, redirecionando o tráfego de "www.seudominio.com" para "seudominio.com".

Exemplo de Apontamento do tipo MX (Mail Exchange):

Nome do Registro: @ (representando o domínio principal) Tipo: MX Prioridade: 10 Valor: mail.seudominio.com (servidor de e-mail)

Este registro especifica o servidor de e-mail responsável por receber e-mails enviados para o domínio.

Exemplo de Apontamento do tipo TXT (Texto):

Nome do Registro: @ = domínio (representando o domínio principal) Tipo: TXT Valor: chave=valor (informações de texto arbitrárias), o registro é a entrada para qual deve responder o apontamento.

Isso pode ser usado para várias finalidades, como verificar a propriedade do domínio, configurar SPF para autenticação de e-mails, entre outros.

Exemplo de Apontamento do tipo SRV (Service):

Nome do Registro: _autodiscover._tcp Tipo: SRV Valor: 0 0 443 mail.seudominio.com (servidor para serviço de autodescoberta de e-mail)

Este tipo de registro é usado para serviços específicos, como o autodiscover para configurar automaticamente clientes de e-mail.

Esses exemplos demonstram como criar diferentes tipos de registros na zona de DNS para direcionar o tráfego de um domínio para os serviços correspondentes. É importante adaptar esses exemplos às interfaces de gerenciamento DNS fornecidas pelo provedor de hospedagem ou registrador de domínio específico que você está utilizando ou ao serviço a qual deseja vincular, como por exemplo um serviço de e-mail como o Gmail tem um padrão diferente da amazon, é importante solicitar as configurações para realizar cada apontamento.