Base de conhecimento ServCloud

Verificando registros e configurando o Magic SPAM

Neste artigo veremos como verificar registros de envio de email na ferramenta Magic Spam, nele podemos analisar com detalhes o envio, bloqueio, inclusive se o email foi caracterizado como spam.

 

Faça login em sua conta de hospedagem Servcloud, e na aba EMAIL do seu cPanel encontrará o ícone Magic Spam Protection, clique sobre ele para acessar a ferramenta.

 

Ao entrar na ferramenta procure pela aba Logs como apresentado abaixo.

 

Nessa tela pode-se escolher se vai buscar por remetente ou destinatário.

 

Nessa área pode-se ajustar a pesquisa pela data(período), filtrar por TODOS - SPAM - NÃO SPAM - PROTEÇÃO DESABILITADA - CAIXA DE ENTRADA COM TAXA DE RECEBIMENTO LIMITADA, e o limite de quantidade de email que deseja visualizar no resultado.

 

Feito as escolhas de como queira fazer a pesquisa basta clicar em procurar e uma nova janela irá se abrir com os resultados, como podemos ver a seguir (esse é apenas um exemplo, usando o filtro todos).

Nessa tela de resultados podemos ver o status de um determinado email, e assim verificar se o envio foi realizado, e se não enviado, por qual motivo.

Agora que já sabe fazer a verificação, vamos aprender a LIBERAR um email específico ou domínio completo para envio de mensagens.

 

Ao acessar a ferramenta, siga até a ABA Isenções e clique sobe ela:

Na opção Remetentes Permitidos será incluído o email ou domínio (se for liberar qualquer remetente desse domínio deverá incluir então da seguinte forma *@dominio.com.br) assim qualquer email será aceito:

 

Ao digitar o nome do email específico, ou domínio completo basta clicar no botão Incluir e a tela seguinte mostrará uma mensagem que o domínio ou email está adicionado e abaixo aparecerá na lista, como pode ver na imagem abaixo,

 

Pronto agora além de saber verificar registros de email no Magic Spam, também sabe liberar envio de determinados domínio ou email específico, para bloquear um remetente ou um domínio inteiro é bem simples também, vejamos.

Depois de entrar na ferramenta como visto antes, siga até a ABA Isenções e clique sobe ela:

 

Na opção Remetentes Bloqueados será incluído o email ou domínio (se for liberar qualquer remetente desse domínio deverá incluir então da seguinte forma *@dominio.com.br) assim qualquer email será bloqueado:

 

Da mesma forma ao digitar o nome do email específico, ou domínio completo basta clicar no botão Incluir e a tela seguinte mostrará uma mensagem que o domínio ou email está adicionado e abaixo aparecerá na lista, como pode ver na imagem abaixo,

 

 

Outra forma de bloquear ou liberar um remetente, um domínio ou mesmo um IP é da seguinte forma:

Ao abrir a pesquisa realizada para ver o que acontece com o email, basta clicar na conta do remetente e bloquear ou liberar, assim como da mesma forma para o IP, como vemos a seguir nas imagens.

Simples assim, agora poderá fazer suas consultas, liberações ou bloqueios.

 

Agora vamos ver sobre algumas regras de SPAM e também se você deseja que os e-mails sejam enviados para pasta de SPAM quando reconhecidos como SPAM.

 

Regras de SPAM

Algumas regras de SPAM são habilitadas por padrão e você pode habilitar/desabilitar para sua conta caso identifique nos registros que determinada regra está barrando e-mails que não deveriam. Para acessar esta opção você deve ir em CONFIGURAÇÕES DE SPAM

Nós recomendamos habilitar APENAS as regras que estão sinalizadas como RECOMENDADO. Qualquer outra regra habilitada use por sua conta e risco.

 

Mover e-mails para pasta de SPAM

Nesta mesma opção, descendo um pouco a barra de rolagem, você verá a seguinte opção abaixo:

Entendendo as opções acima:

Rescrever o assunto da mensagem local: Se você marcar esta opção, todos os e-mails que forem reconhecidos pelo servidor como SPAM terão o assunto do e-mail alterado com a informação descrita *****SPAM*****

Entregar na pasta SPAM: Se você marcar esta opção, todos os e-mails que forem reconhecidos como SPAM serão movidos para pasta SPAM e não chegarão na caixa de entrada.

 

ATENÇÃO

Se seu cliente usa o protocolo POP, recomendamos deixar a opção de Entregar na pasta SPAM desmarcada pois o cliente corre o risco de não ver os e-mails que estão na pasta SPAM. Para que os e-mails na pasta SPAM possam ser acessados via outlook, o protocolo a ser usado deve ser o IMAP

 

 

 Se você ainda tiver qualquer outra dúvida sobre o magicspam, sinta-se a vontade em acionar nossa equipe através de nossos canais de atendimento.

 

VIDEO

Prefere assistir um video explicativo? Assista logo abaixo

Aprenda junto com a nossa equipe