Base de conhecimento ServCloud

Corrigindo o Erro 504 Gateway Timeout - WordPress

Mas então, o significa Erro 504 Gateway Timeout mesmo?

Em HTTP códigos de status começados com o número 5 significam erros por parte do servidor, sugerindo impossibilidade de completar uma solicitação, provavelmente por falha de comunicação entre diversos servidores, que atuam como gateway ou proxy dentro do prazo determinado. Em resumo isto significa que o servidor estava impossibilitado de completar sua solicitação a tempo.

 

Exemplo do erro 504 gateway timeout:

 

Corrigindo Erro 504 Gateway Timeout.

Já sabemos que vezes a causa do erro 504 gateway timeout é por parte do servidor, porém também podem ser mostrados erros de configurações do usuário, por exemplo.

Vejamos algumas opções para resolver o erro 504, tanto por parte do usuário e do servidor. A maioria delas podem ser utilizadas em qualquer tipo de site e outras são aplicadas ao WordPress.

Usar um navegador diferente é uma opção

Mudar o navegador em uso atualmente para outro. Limpar o cache do navegador ou usar o modo oculto, se o problema for no navegador isso pode resolver.

Atualize a Página

Talvez o servidor possa estar recebendo mais solicitações do que o comum, em um tempo muito curto, e não pode suportar esta demanda, então aguarde um momento e atualiza a página. Uma ótima forma para confirmar se o problema está relacionado à rede local é usar ferramentas online para verificação de disponibilidade do site.

Teste em diferentes dispositivos

Tente acesso ao site de um computador diferente, de uma conexão de rede tipo um 4.5G, de um dispositivo móvel – o seu celular, este passo também pode confirmar se esse é um problema local ou é um problema do servidor.

Verifique Error Log

Recentes alterações ou até mesmo atualizações nos sites também pode ser a causa de erro 504 gateway timeout . A verificação do error log é a forma mais rápida de descobrir ou se encontra alguma pista. No WordPress pode-se habilitar a mensagem de erro adicionando as linhas abaixo no arquivo wp-config.php, confira:

define( 'WP_DEBUG', true ); define( 'WP_DEBUG_LOG', true ); define( 'WP_DEBUG_DISPLAY', false );

 

Quando inseridas todas as entradas no wp-config.php, serão exibidos os resultados no arquivo home/public_html/wp-contents/debug.log.

Verifique os Plugins

O erro 504 gateway timeout, pode está relacionado com plugin. Pode-se conferir os plugins e extensões do seu site. No WordPress, plugins relacionados ao cache podem causar o erro neste caso, também os corrompidos ou desatualizados.

Desabilitar os plugins temporariamente ajuda a analisar o problema . Para desabilitar todos os plugins WordPress, navegue até o diretório wp-content e dê um nome diferente para a pasta plugins. Se o seu site funcionar normalmente com todos os plugins desabilitados, retorne o nome original do diretório e agora tente desabilitar os plugins individualmente.

Analise o uso dos CDNs

Se o site está utilizando um CDN para circular o conteúdo de forma mais rápida, você deve verificar se as configurações estão corretas. Uma das soluções mais utilizadas é o CloudFlare, que atua como um CND e com o serviço contra ataques DDoS. Ao utilizar isto, você pode encontrar duas versões do erro 504 gateway timeout.

O erro 504 aparece dessa forma quando o problema está no CloudFlare. A melhor de corrigir é entrar em contato com o CloudFlare ou desabilitá-lo inteiramente. Lembrando de aguardar algumas horas até que o DNS propague novamente.

 

Conferindo as configurações do servidor

Usando um servidor VPS, existem algumas opções pra tentar para resolver o erro 504 gateway timeout error. Essas opções envolvem as configurações do servidor e o aumento de alguns recursos específicos limitados.

Apache

Os usuários Apache podem aumentar o prazo determinado (timeout) no arquivo httpd.conf. Por exemplo:

# Timeout: The number of seconds before receives and sends time out. Timeout 600

E também, aumentar o limite do tempo máximo de execução (max_execution_time) no php.ini pode trazer resultados positivos.

max_execution_time 300

Salve as alterações, reinicie o Apache e confira novamente. O erro 504 gateway timeout error deve ter sido resolvido se a causa do erro era tempo insuficiente para realizar a solicitação.

Nginx

Se seu VPS utiliza Nginx, tente aumentar os valores no /etc/nginx/conf.d/timeout.conf:

Também aumentar o max_execution_time no php.ini:

Quando salvar todas as alterações, reinicie o Nginx e tente acessar o site mais uma vez;

 

Entre em contato com o seu agente de sucesso Servcloud

Se o erro 504 gateway timeout não for resolvido mesmo depois de seguir todas as soluções acima, aconselhamos que entre em contato com o agente de sucesso do seu provedor de hospedagem. Descreva os passos que já executou na tentativa de solucionar este problema e forneça todas as informações que já tem para acelerar o processo.

 

Sobre como resolver o erro 504 gateway timeout, qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato com nossa equipe através de nossos canais de atendimento.

Aprenda junto com a nossa equipe