Base de conhecimento ServCloud

Como criar base de dados mysql

Neste artigo você aprenderá como criar banco de dados e usuário MySQL usando o painel de controle cPanel. Você criará em poucos minutos pois o processo é bastante simples.

Criando a base de dados

Siga os passos abaixo para criar sua base de dados

  1. Acesse o cPanel para criar o banco de dados MySQL

  2. Dentro do cPanel, desça a tela até encontrar “Banco de dados” e clique em “Banco de dados MySQL”.

     

  3. Agora escolha o nome do seu banco de dados hospedado. Perceba que o nome ficará sempre com o usuário do cPanel na frente do nome do banco. Esta mesma informação serve para o usuário mysql criado. Uma vez digitado o nome, clique em seguida em Criar banco de dados.


     

Parabéns! Sua base de dados foi criada com sucesso através do cPanel. Siga com as informações abaixo para criar um usuário que terá acesso a essa base de dados criada.

 

Criando usuário MySQL e dando permissão ao banco

Siga os passos abaixo para criar usuário MySQL

  1. Acesse a opção Adicionar novo usuário


     

  2. Perceba que automaticamente o cPanel já define o nome “gutopedrosa_ “antes do nome do usuário. Ou seja, nesse exemplo ai, o usuário será “gutopedrosa_wp134”. Digite a senha e crie o usuário. Feito isso seu usuário estará criado.

Dando permissão do usuário ao banco

Siga os passos abaixo para dar permissão do usuário ao banco MySQL

  1. Nessa mesma página, localize a seção Adicionar um usuário a um “banco de dados”, e selecione o usuário que acabou de criar. Verifique se o nome do banco de dados e do usuário estão corretos, e em seguida clique em Adicionar.


     

  2. Na próxima tela, marque todas as opções (caso queira dar todas as permissões ao usuário criado) conforme imagem abaixo:




Parabéns! Seu usuário foi criado e você ajustou a permissão de acordo e já pode conectar seu sistema normalmente. Lembre-se se seu sistema está hospedado no mesmo servidor onde foram criados (banco e usuário) para conectar-se, você poderá usar como endereço/host apenas localhost.

 

Permitindo Acesso Remoto ao Banco de dados

Siga os passos abaixo para habilitar acesso remoto a seu banco e dados

  1. Acesse a opção MySQL remoto, conforme imagem abaixo:


     

  2. Em adicionar host de acesso, você pode informar os endereços de ip que devem ser permitidos para acessarem remotamente a base. Caso queira liberar para qualquer endereço “ip”, basta adicionar o valor %


     

Parabéns! Você concluiu com sucesso todos os processos sobre criação de banco e usuário MySQL além de permitir ou restringir o acesso remoto para endereços específicos. Havendo qualquer dúvida, poderá entrar em contato com nossa equipe através de nossos canais de atendimento.

Aprenda junto com a nossa equipe