Base de conhecimento ServCloud

Usando o gerenciador de arquivos do cPanel

A ferramenta que você precisa é Gerenciador de Arquivos para fazer o gerenciamento básico de arquivos para o seu cPanel. Com ele além de enviar e extrair arquivos, você cria arquivos e pastas, atribuir permissões, entre outros.

Gerenciador de Arquivos praticamente tem a mesma funcionalidade de um cliente FTP , embora não seja tão poderoso.

Como encontrar o gerenciador de arquivos

  1. Depois de entrar em sua conta cPanel, você deve encontrar o Gerenciador de arquivos . Ele está localizado na seção Arquivos . 

 

Com a ferramenta aberta, você será direcionado para a janela que mostra as opções de navegação e gerenciamento junto com um diretório de pastas e arquivos que seu site possui.

 

 Observação:  Importante lembrar que a partir de agora, trabalharemos apenas com a pasta public_html . Todas as outras pastas são essenciais no sistema para garantir que o serviço cPanel está funcionando corretamente.

Como navegar no gerenciador de arquivos

Em primeiro lugar, há uma seção de janela que mostra uma árvore de pastas à esquerda e o conteúdo de uma pasta à direita. Você pode navegar até uma pasta clicando na pasta apropriada. Por exemplo, clicar na pasta public_html exibirá seu conteúdo - .well-known, cgi-bin, robots.txt, etc.

Como alternativa, você também pode navegar para uma pasta específica escrevendo seu caminho de nome completo e clicando em Ir no recurso de pesquisa da árvore de pastas.

Funções de navegação disponíveis:

  • Início - quando você clica nele, ele mostra a pasta Home e seu conteúdo

  • Um nível acima - sobe um nível de seu lugar atual. Por exemplo, quando você estiver na pasta cgi-bin e clicar aqui, ele o levará de volta à pasta public_html , que é um nível mais alto do que a pasta cgi-bin

  • Voltar / Avançar - funciona da mesma forma que a navegação para trás / para frente em seu navegador

  • Recarregar - atualize a página para mostrar as alterações feitas

  • Selecionar / Desmarcar tudo - para selecionar ou desmarcar arquivos ou pastas

  • Ver Lixo - mostra a pasta Lixo onde residem todos os arquivos apagados

  • Esvaziar Lixo - para limpar a pasta Lixo . Você só pode usar este recurso enquanto estiver na pasta Lixeira

Agora vejamos os recursos de gerenciamento de arquivos

Agora vamos conhecer os recursos de gerenciamento de arquivos. Há uma barra de ferramentas disponível para ajudá-lo, e também maioria dos recursos podem ser acessados clicando com o botão direito em um item específico.

 

  • Arquivo - você pode criar um novo arquivo dentro de uma pasta selecionada usando este recurso. Aqui, criaremos um arquivo index.php na pasta public_html .

  • Pasta - este recurso permite criar uma nova pasta. Aqui, criaremos uma pasta de teste nomeada .

  • Copiar - você pode copiar o arquivo selecionado para um destino específico. Vamos copiar o index.php que criamos para a pasta de teste .

  • Mover - Este recurso funciona exatamente como Copiar . A única diferença é que o arquivo será removido de seu local original.

  • Upload - aqui você pode enviar um arquivo para sua conta de hospedagem. No entanto, você não pode fazer upload de pastas. Para fazer upload de uma pasta ou arquivo maior, você pode usar um cliente FTP . Você tem duas opções para fazer upload do arquivo: arrastar e soltar diretamente ou selecionar o arquivo manualmente em seu computador. Quando terminar, clique no link Voltar para .

  • Download - este recurso fará o download dos arquivos selecionados para o seu computador.

  • Excluir - esta opção move o arquivo selecionado para a pasta Lixeira. Se você deseja remover o arquivo permanentemente, marque a caixa Ignorar a lixeira e excluir os arquivos permanentemente.

  • Restaurar - Este recurso está disponível apenas quando você está na pasta Lixeira. Você pode restaurar um arquivo removido para sua origem de pasta.

  • Renomear / Editar / Editor de HTML - Você precisará desses recursos para editar seus arquivos. Eles funcionam de forma semelhante a qualquer software de edição de texto e podem ser uma grande ajuda para edição em movimento. Embora use uma interface WYSIWYG, não é tão poderoso quanto outro software editor de HTML .

  • Permissões - você precisa deste recurso para atribuir permissão a um arquivo ou pasta específica. Recomendamos que você não mude nada, a menos que entenda completamente o que está fazendo, pois alterar a permissão errada pode causar problemas no seu site.

  • Visualizar - Use para visualizar um arquivo, por exemplo, para abrir uma imagem ou visualizar o conteúdo do arquivo index.php .

  • Extrair / compactar - com compactar, você pode arquivar o conteúdo escolhido em um formato Zip, Gzip ou Bzip2. Extrair fará o oposto - extrairá um arquivo.

  • Configurações - Com este recurso, você pode configurar suas preferências. Por exemplo, você pode definir a pasta padrão para abrir sempre que usar o Gerenciador de arquivos . Você também pode escolher Mostrar arquivos ocultos (dotfiles) . Por exemplo, se você deseja editar .htaccess para bloquear certos aspectos do seu site .

 

Agora você sabe mais sobre os recursos de navegação e gerenciamento do Gerenciador de Arquivos .  Vale lembra que antes de apagar algum arquivo ou pasta tenha certeza do que está fazendo e principalmente tenha sempre um backup de seus arquivos atualizado.

 

Sobre como usar o gerenciador de arquivos, qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato com nossa equipe através de nossos canais de atendimento.

 

Aprenda junto com a nossa equipe