Base de conhecimento ServCloud
Limpando o Cache DNS - Flush DNS
Para resolver problemas de conexão, limpar o seu cache DNS é uma opção – Conhecido como flush DNS, aprenda como limpar esse cache nos sistemas operacionais mais populares.
Porque fazer o FlushDNS de tempos em tempos
Os sistemas operacionais também armazenam arquivos de cache, como acontece com navegadores, que são chamados de cache Domain Name System (DNS ou Sistema de Nomes de Domínio). O período de validade do cache é determinado pelo Time To Live (TTL). Quase todos os sistemas operacionais utilizam o cache DNS, reduzindo assim a carga sobre os servidores DNS.
Eles é que vão responder as solicitações de conteúdo, caso arquivos de cache ainda sejam válidos não há necessidade de passar por um servidor DNS. Mas o uso de arquivos de cache corrompidos/desatualizados causam erros e podem levar muita vulnerabilidades de segurança. Aí é preciso que se faça o flush do seu DNS de maneira periódica.
Motivos para limpar cache do seu DNS de maneira regular:
Impedir o rastreamento das suas pesquisas — armazenar registros DNS faz com que fique mais fácil de hackers preverem o seu histórico de navegação.
Segurança — o arquivos de cache DNS são os principais alvos para ataques de Spoofing DNS, o que coloca em risco informações sensíveis como dados pessoais e credenciais de login.
Resolver problemas técnicos — forçar o sistema operacional a buscar dados de registro DNS atualizados pode resolver problemas de conexão e a exibição incorreta de conteúdos na web.
Maneira de Fazer o Flush DNS
Dependendo do seu sistema operacional, aprenda a executar o Flush DNS no Windows, no Linux e no Mac OS X.
Microsoft Windows
vejamos como podemos liberar o DNS no Windows.
O método a seguir vai te permitir limpar o cache DNS nos Windows XP, Vista, 7, 8, 8.1 e 10. Você pode seguir o passo a passo abaixo.
Pressione as teclas Windows+R juntas para a abrir o menu “executar” e então digite cmd para abrir o console do Prompt de Comando do Windows.
Agora insira o comando abaixo para limpar os arquivos de cache DNS do seu computador:
ipconfig /flushdns
Se o processo foi bem-sucedido, você deverá ver a seguinte mensagem de confirmação:
Linux
Se usa o Ubuntu, o que é mais comum hoje, por padrão ele não armazena um cache de registros DNS, mas se você instalado manualmente um serviço como o name service caching daemon (nscd), veja aqui como limpar o flush do cache DNS.
Pressione as teclas Ctrl+Alt+T juntas para abrir a janela do terminal.
Insira o seguinte comando para limpar os arquivos de cache DNS no subdiretório init.d:
sudo /etc/init.d/nscd restart
Mac OS X
Pressione a tecla F4 e então insira terminal no campo de busca do Launchpad para abrir a janela do terminal.
Se você está usando Mac OS Sierra, X El Capitan, X Mavericks, X Mountain Lion ou X Lion insira o seguinte comando:
sudo killall -HUP mDNSResponder
Para fazer o flush DNS no Mac OSX Yosemite, use o seguinte código:
Se você estiver rodando o Mac OS X Snow Leopard, o comando é este aqui:
Para o Mac OS X Leopard e mais antigos, insira o seguinte comando para limpar o cache DNS:
Sobre como limpar cache DNS, qualquer dúvida ou dificuldade, entre em contato com nossa equipe através de nossos canais de atendimento.
Related articles
Aprenda junto com a nossa equipe