Base de conhecimento ServCloud

Configurando o G-Suite na sua hospedagem

A equipe Servcloud Hosting Solutions criou este artigo para quem deseja usar o serviço de  E-mail Profissional (Google Apps ou G Suite)  associando o serviço de e-mails ao seu domínio.

ATENÇÃO

Um importante procedimento antes de darmos início é se certificar se você já ativou a sua conta de e-mail na plataforma do Google Apps.

Após o serviço Google Apps (envio e recebimento de e-mail's) se tornar vinculado ao domínio, o funcionamento será exclusivo na plataforma do Google.

Para domínios adicionais presentes no mesmo plano, mas não estiverem com o serviço de e-mails configurado no Google Apps, o serviço funcionará normalmente no webmail da sua hospedagem.

Instruções:

 

  1. Depois de efetuar login em seu cPanel;

  2. Na aba domínios localize o ícone ZONE EDITOR;

 

3. Depois de entrar na edição de zona DNS, você terá de escolher o domínio em que deseja realizar a alteração, caso tenha mais de um domínio adicionado ao plano e então pressione o botão GERENCIAR;

 

4. Ao entrar no gerenciador de ZONA DNS pressione o botão da aba MX;

 

5. Depois de selecionado a aba "MX" clique na opção "Removerque está localizada ao lado de "seudominio.com.br.". Em seguida, confirme a operação clicando em "Excluir"

 

6. Agora é hora de você inserir os novos registros MX do Google Apps, como vemos na imagem abaixo:

Então pressionar o botão ADICIONAR REGISTRO para inserir o primeiro registro como na imagem abaixo:

Inserindo um de cada vez e em seguida pressionando o botão  "ADICIONAR REGISTRO", o resultado deve ficar como o da imagem abaixo:

Importante observar que o tipo de registro inserido deve ser MX para os 5 registros google.

Depois de inseridos os 5 registros, o resultado deverá ser como os da imagem abaixo:

 

7. Agora presione o botão da aba TXT para ter acesso aos regitros:

Em seguida você deverá editar a entrada TXT existente aplicando o seguinte registro( v=spf1 include:_spf.google.com ~all ), ficando como na imagem abaixo:

Então salve a entrada TXT pressionando o botão salvar.

 

8. Agora presione o botão da aba CNAME, procure pela linha onde tenha "mail.seudominio" e clique sobre o botão EDITAR no canto direito da tela, adicione o registro (ghs.google.com) como na imagem abaixo:

Agora pressione o botão salvar.

Agora vamos criar as entradas IMAP, POP e SMTP, uma de cada vez e ainda na mesma tela, na opção "Adicionar um registro", insira as informações como na imagen abaixo, uma por uma e sempre pressionando o botão salvar ao final de cada inserção:

 

9. Agora é preciso informar ao servidor que o rotemento será remoto, na tela inicial do cPanel na aba email procure o ícone roteamento de email:

 

Agora dentro da tela de roteamento você deverá marcar a opção "Servidor de mensagens remotoe logo após, clique em "Alterar", como na imagem abaixo:

 

 Para que o serviço de e-mails do seu domínio funcione corretamente no Google Apps, em "Registros MX" deverão constar somente os registros do Google, como os que você fez no passo 6.

 

10. Pronto! Seu E-mail Profissional está devidamente configurado, vinculado ao seu domínio e pronto para uso através do Google Apps. Atravéz do link https://accounts.google.com faça login na plataforma de e-mails para usar sua conta.

 

 

 

Aprenda junto com a nossa equipe